quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Democracia é: eleição com Lula e Nenhum Direito a Menos!

Democracia é: eleição com Lula e Nenhum Direito a Menos!
Entre os dias 22 e 24 de janeiro, Porto Alegre foi palco de uma contínua manifestação democrática e pacífica sob os olhos do mundo inteiro. Nestes dias, diálogos, atos, marchas, vigílias reuniram mais de 100 mil pessoas, inundando a capital gaúcha de democracia e liberdade de expressão. Aqui se manifestaram delegações internacionais, juristas, intelectuais, artistas, mulheres, juventudes, trabalhadores/as do campo e da cidade. Mais de 500 comunicadores e comunicadoras se credenciaram em nossa central de imprensa para cobrir estas atividades.
Trabalhamos mais de um mês na organização destes dias em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato, ouvindo, diariamente, especulações sobre a onda de violência que tomaria conta da cidade. Autoridades municipais, a mando do prefeito Nelson Marchezan Júnior, tentaram por diversas maneiras impedir nossos atos e marchas. A mídia golpista, principalmente, àquelas ligadas à Rede Globo, agiram com cumplicidade tentando gerar um clima de medo e terror na população gaúcha.
Apesar disto, concluímos nossa jornada democrática, antes do término do julgamento, com a vigília realizada no Anfiteatro Por-do-Sol, sem registros de confrontos, de violência, de danos ao patrimônio público ou privado.
A Frente Brasil Popular do Rio Grande do Sul manifesta seu repúdio à arbitrariedade e violência com que a Brigada Militar e a Polícia Civil trataram os 28 jovens detidos na noite do dia 24/01/18, sem ordem judicial, em um bairro periférico de Porto Alegre. Esta ação é mais um episódio de um processo de brutal ataque aos direitos fundamentais e à Constituição, em que a condenação sem crimes e sem provas se tornou o padrão de ação do judiciário. Enquanto alguns jovens queimam pneus, juízes queimam a Constituição. Enquanto alguns jovens queimam pneus, o Congresso Nacional queima a CLT e o direito à aposentadoria. A juventude não receberá com passividade o assalto aos seus sonhos e ao seu futuro.
Não vamos aceitar calados qualquer tentativa de criminalização dos movimentos sociais que lutam, diariamente, pelos direitos do povo brasileiro. A melhor maneira da sociedade brasileira enfrentar a violência é combatendo o golpe, que cassou 54 milhões de votos no Brasil, que tenta colocar na cadeia o presidente Lula sem qualquer prova contra ele, que revogou direitos trabalhistas e quer acabar com o direito a aposentadoria, que vem achatando o salário mínimo, enquanto aumenta de forma desenfreada o preço da energia, dos combustíveis e do gás de cozinha.
Saudamos toda a militância dos movimentos, organizações e partidos que fazem parte da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo pela construção da maior manifestação democrática e pacífica que Porto Alegre já assistiu, com a reunião de cerca de 100 mil pessoas na Esquina Democrática, no dia 23, e com a participação de mais de 40 mil pessoas na vigília em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. 
Conclamamos a comunidade internacional, àqueles/as que organizaram atos no Brasil e no exterior, a manter-se em vigilância permanente pela democracia, pelo direito de Lula ser candidato e pelo direito de manifestação dos movimentos sociais, para combatermos o Estado de exceção que está se conformando no Brasil.
Convocamos a militância das organizações que compõem a Frente Brasil Popular, ao povo brasileiro, a todos/as que lutam por justiça social à organizar a resistência para o próximo período: Contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Democracia. Se tentarem roubar nossos direitos vamos parar o Brasil!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário