quinta-feira, 1 de outubro de 2015

500 mulheres em marcha na fronteira Brasil-Uruguai por aborto livre, seguro e gratuito


IMG_0515
Após um final de semana de atividades de formação, intercâmbio, cultura e mobilização, as feministas presentes na Primavera do direito ao corpo e à vida das mulheres, que integra a IV Ação Internacional da MMM no Brasil, saíram em marcha pelas ruas de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul em fronteira com o Uruguai.
O encontro tinha como eixo central o direito à autonomia das mulheres e a legalização e despenalização do aborto, pautando os enfrentamentos feministas no Brasil, Argentina e Uruguai (onde o aborto é legalizado, mas ainda existem obstáculos para a efetivação da lei para todas as mulheres). Seu encerramento marcou o dia 28 de setembro, Dia Latinoamericano e Caribenho pela Legalização do Aborto, com um dos maiores atos da data em todo o Brasil.
Com a presença de mulheres do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Argentina e Uruguai, a concentração do ato reuniu apresentações que evidenciavam as distintas realidades das regiões. Houve a interpretação de relatos de mulheres que abortaram no Brasil, coletados a partir do projeto Somos Todas Clandestinas, bem como de um relato literário sobre aborto na Argentina, produzido pelas Socorristas em Red pela recente publicação do livro Código Rosa. Também se apresentou a rapper e militante uruguaia María Apellído, com músicas sobre combate à violência e feminismo, e a Fuzarca Feminista do Rio Grande do Sul agitava a concentração com uma grande batucada.
O ato, que saiu do Parque Internacional, passou pelas ruas de Santana do Livramento e dialogou com a população, que foi receptiva e apoiou a manifestação. Diversas moradoras e moradores, ao serem questionados sobre o ato, afirmaram ser favoráveis às reivindicações e que as mulheres ainda têm muito a avançar em nosso país.
Com muita música e cartazes criativos, as mulheres exigiam uma vida livre, reivindicavam a solidariedade e a autonomia de seus corpos e sexualidades e afirmavam que não irão aceitar mais retrocessos no Brasil. O ato se encerrou no Parque, onde uma grande ciranda feminista ultrapassou as fronteiras geográficas e reforçou a união latino-americana por um mundo de igualdade e liberdade.

2 comentários:

  1. Essa MARCHA marcou a cidade de S.Livramento com o desbravamento das corajosas mulheres que lá estiveram marcando posição de que todas somos livres e não toleramos o patriarcado, o pre-conceito com as minorias e nem a subordinação ao machismo muitas vezes impregnados nas culturas dos povos. Por isso é necessário romper com esses paradigmas diariamente em nossas ações feministas, pois o feminismo não mata e o machismo sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por todo o apoio que as militantes da MMM, na cidade, deram para que o sucesso desta ação tenha real impacto na vida de todas as mulheres. Queremos continuar marchando aí e em cada uma das cidades que participaram. Precisamos estar juntas para derrubar todas as barreiras históricas que impedem a igualdade entre mulheres e homens. Seguiremos em marcha, companheira!

      Excluir