quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A MMM no Fórum Social Temático 2014


por Alessandra Ceregatti* e Cláudia Prates**


Como acontece a cada dois anos, estamos participando entre 23 e 26 de janeiro de mais um Fórum Social Temático, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o tema“Crise capitalita, democracia, justiça social e ambiental”. Junto com ele acontecerá mais uma edição do Conexões Globais e o Fórum de Mídia Livre. Esse fórum abre o calendário de mobilizações de 2014, ano que apresenta como um dos desafios principais para nós a construção do feminismo na preparação do Plebiscito Popular por um novo sistema político. Além disso, não nos furtaremos de fazer contraponto sobre os impactos da Copa do Mundo na vida das mulheres, que se expressam em diferentes formas de controle sobre nossos corpos e sobre os territórios onde vivemos.

A Marcha Mundial das Mulheres tem atuado no Fórum Social Mundial desde o início do processo. Sempre participamos com a perspectiva dele ser um espaço privilegiado para realizar o nosso desejo de mudar o mundo e estabelecer alianças com outros movimentos sociais para alcançar esse objetivo. Nossa presença nos Fóruns sempre representou uma forte ação de visibilidade da resistência e das alternativas que as mulheres constroem.Um espaço onde sempre buscamos mostrar como a opressão das mulheres é inerente à sustentação da ordem econômica, social, cultural e política capitalista.

A Marcha esteve presente em todas as edições do Fórum Social Mundial, desde seu início, em 2001, e em muitos fóruns regionais e nacionais. No processo do FSM, a MMM aumentou sua visibilidade, reforçando a sua presença em muitos países e regiões do mundo, construído alianças com outros movimentos sociais e organizações feministas. O Fórum é também um espaço privilegiado para a formação política de militantes MMM.

Nos fóruns, construímos alianças políticas e estratégias com outros movimentos sociais que também fazem o enfrentamentos ao capitalismo globalizado, ao imperialismo, ao racismo e ao patriarcado, e tornamos pública a nossa resistência e alternativas através de manifestações de rua, educação popular e da construção coletiva de novas formas de expressão. Construímos alianças porque sabemos que para eliminar as causas da pobreza e da violência contra as mulheres é necessário alterar a correlação de forças  que sustentam a ordem hegemônica. E, para isso, é preciso um grande movimento dos movimentos. Neste sentido buscamos construir uma agenda convergente e ações comuns no espaço das Assembléias de Movimentos Sociais.

Nos espaços e instâncias do FSM, continuamos a atuar para impedir que a análise feminista se limite apenas a áreas consideradas convencionais -  tais como saúde, direitos reprodutivos, participação política - de modo que também contagiem o núcleo duro do debate sobre alternativas, tais como a economia, a guerra ou a violência, para que nosso enfoque não seja nem perifériconem isolado.

Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, estamos comprometidas com a construção de processos para a convergência de lutas e alternativas. Nossa referência é a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade, com base na igualdade, liberdade , justiça, solidariedade e paz, e lutamos por desmercantilizar e desmilitarizar o mundo. Nós dizemos que para mudar a vida das mulheres , o mundo precisa de ser mudado, mas também para mudar o mundo, a vida das mulheres precisa ser mudada. Tudo ao mesmo tempo agora!

Agendas da Marcha Mundial das Mulheres no Fórum Social Temático 2014

23 de janeiro, quinta-feira
9h00-12h00
Mesa de convergência: Crise capitalista, não vamos pagar essa conta! (com a participação de Yildiz Temurturkan, da MMM Turquia)
Local: Mezanino da Usina do Gasômetro

Atividade autogestionada
14h00-16h00 - Debate: Desmilitarização da polícia
Local: Usina do Gasômetro, 2o andar, sala 1
Organização: Enegrecer – Coletivo nacional de Juventude Negra

Marcha de Abertura
Concentração da MMM a partir das 15h, em frente à escadaria da Prefeitura

24 de janeiro, sexta-feira
9h00-12h00 - Mesa de convergência: Contra o capital, democracia real  (com a participação de Wilhelmina Trout, da MMM África do Sul)
Local: Assembléia Legislativa  - Auditório Dante Barone

Atividades autogestionadas
14h00-16h00  - Extermínio da juventude: da criminalização do rolezinho à morte física
Organização: Fórum de Enfrentamento do Extermínio da Juventude
Local: Acampamento da Juventude – Tenda das Oficinas

16h00-18h00 - Feminismo: derrubando muros, construindo pontes
Organização: Marcha Mundial das Mulheres
Local: Usina do Gasômetro – Sala 4

25 de janeiro, sábado
14h00-15h00 - Diálogos Globais - Três anos de revoltas interconectadas – De Túnis ao Brasil
Local: CC Mário Quintana

16h00-18h00 – Reforma Política, Democratização da Mídia e Taxação das Grandes Fortunas
Organização: Fundação Perseu Abramos
Local: Câmara Municipal

14h00
LANÇAMENTO DA CAMPANHA PELO PLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA PELA REFORMA POLÍTICA E ASSEMBLÉIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Local: Usina do Gasômetro - Mezanino

* Alessandra Ceregatti, militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres, São Paulo
** Cláudia Prates, militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário