segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Flashmob com batucada pelo fim da violência contra as mulheres

Nesta sexta-feira,dia 25 de novembro, às 11 horas, no Largo Glênio Peres, centro de Porto Alegre/RS, será realizado o Flashmob com batucada pelo Fim da Violência contra Mulheres. Esta ação integra, na capital gaúcha, a 21ª Campanha Internacional denominada 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

A organização do evento é uma ação conjunta da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, Rede Feminista de Saúde, Coletivo Feminino Plural, Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre e tem o apoio das Blogueiras Feministas. O ativismo também está integrado ao Chamado à Ação da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe – RSMLAC focado nesta data - 25 de Novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - que defende o “direito das mulheres viver livre da violência”.

O objetivo do flashmob é apresentar uma performance que chame a atenção das pessoas que estiverem circulando pelo Largo Glênio Peres e mostre como a violência contra a mulher afeta toda a sociedade. A idéia, segundo a blogueira Ana Rita Dutra, é trabalhar uma coreografia base com 15 mulheres e convidar outras pessoas para comparecerem ao local agendado e se integrarem à performance. De acordo com Ana Rita, o chamamento para esta atividade vem sendo feita através das redes sociais e a adesão já contabiliza significativo número de pessoas.

A atividade já conquistou apoio das camunidades do Morro da Polícia, São José, Morro da Cruz, Campo da Tuca, das baterias do Tucurutá, Filhos da Candinha, Acadêmicos da Orgia, do grupo de dança Afrosul/Odomodê e do blog Baticumbum. Hoje, às 16 horas, é dia de ensaio geral na ACOVISMI, Avenida João Morales, 41, Morro da Polícia. Como chegar: Ônibus Alameda, saindo da Avenida Salgado Filho - Centro de Porto Alegre.

A coreografia conta com o apoio da performer Carinha Sehn e grupos de mulheres das organizações que participam das atividades da Campanha Ponto Final estão confeccionando máscaras e outros materiais que serão utilizados no Flashmob. "Queremos que cada vez mais pessoas, homens, mulheres, adolescentes se integrem a essa mobilização", conclama Ana Rita.

Flashmob é uma aglomeração instantânea de pessoas, em um local público para realizar uma ação previamente organizada. Mais informações, escreva para: coletivofemininoplural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário