sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ato contra a violência em Esteio




Em Esteio, o Ato de Vigília aconteceu na praça do Expedicionário (praça do soldado), no centro da cidade. Iniciamos às 18h, com as bandeiras da Marcha e do coletivo feminista Vânia Araujo distribuídas pela praça junto com velas e cartazes. A atividade teve a participação das feministas do Movimento Comunitário (UAME), da Secretaria da saúde, da setorial de mulheres do Partido dos Trabalhadores, da Economia solidária, da ONG Ambientalista Abrasinos e de representantes do Conselho Municipal da Mulher. Ainda tivemos a presença de homens participando da atividade com suas companheiras.

Durante a Vigilia foram distribuídas cartilhas da Lei Maria da Penha, materiais sobre o Ciclo de Violência e adesivos. Além disso, circulou no local um abaixo assinado solicitando a criação de uma Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar no Fórum de Esteio e Ampliação do horário do atendimento à mulher para 24 horas na Delegacia Civil de Esteio, pelo fato de que as vitimas muitas vezes são agredidas a noite e nos finais de semana. Distribuímos cartilhas da lei, cartilhas do disque denuncia 180, e foi recolhida mais de 300 assinaturas.

A Vigília repercutiu bem em Esteio e nas cidades vizinhas. Várias pessoas de Sapucaia do Sul passaram pela praça para acompanhar e assinar o documento. Acreditamos que juntas podemos romper com esse ciclo de violência que assombra a todas as pessoas principalmente as mulheres. Precisamos denunciar qualquer tipo de violência. A luta continua e estamos prontas para mais uma intervenção contra qualquer tipo de violência.

“Mulheres em Movimento Mudam o mundo”. Abraços feministas a todas e a todos que participaram desta ação Estadual da Marcha Mundial das Mulheres.

Fonte: Grupo Feminista Vânia Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário