sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Marcha Mundial das Mulheres no FSM 2010


A Marcha Mundial das Mulheres está presente no Fórum Social Mundial desde o início de seu processo de organização onde nossa história está entrelaçada com a do Fórum Social Mundial.

Acreditamos que o FSM é uma espaço importante para estabelecer alianças com outros movimentos sociais para aglutinarmos forças em torno de temas comuns. Somos um movimento antiglobalização e antipatriarcal, e tornamos públicas nossas resistências e alternativas através de mobilizações em passeatas, formação e educação popular e de construção coletiva de novas formas de expressão.



Queremos conectar as feministas de diferentes partes do mundo que acreditam na necessidade de organizarem-se localmente e atuar juntas para combater as realidades globais, que são o patriarcado, o machismo, a lesbofobia, o imperialismo, racismo, neoliberalismo e neo conservadorismo.

A MMM, através de suas coordenações nacionais e do Secretariado Internacional, tem organizado mesas, seminários e ações sobre diferentes temas, de acordo com as diferentes edições do Fórum, tais como assembléia de mulheres, assim como temos um papel ativo nos acampamentos da juventude e na assembléia dos movimentos sociais. ainda mais na criação e manutenção da Assembléia dos Movimentos Sociais. A Marcha esteve presente em todas edições do FSM e em muitos Fóruns regionais e nacionais.
No processo do FSM, a MMM ampliou sua visibilidade, fortalecendo sua presença em muitos países e regiões do mundo, construiu alianças com os movimentos sociais e com outras organizações feministas. O Fórum também é um espaço privilegiado de formação política para as militantes da MMM.



E é com este espírito que estamos novamente participando deste FSM 2010, onde elegemos a cidade de Gravataí para realizar uma Plenária da Marcha Mundial das Mulheres. A cidade não foi escolhida ao acaso, mas porque queremos fortalecer os núcleos da MMM e neste momento achamos que é Gravataí que merecia nossa mobilização neste momento. Segundo porque lá temos uma cidade onde a gestão é feita por uma mulher comprometida com a luta das mulheres e a luta feminista.

Estamos convocando a todas as mulheres a participarem conosco desta cosntrução, participando das atividades que vamos divulgar aqui (outras atividades estarão disponíveis no sitio do FSM - http://www.fsm10.org.br/)


Creditos da foto: Leandro Silva

Agendas do FSM 2010:





Santa Maria


22, 23 e 24 de janeiro, 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária




24 de janeiro de 2010 das 10:30 às 12h



Oficina: “Financiamento direto aos EES na consolidação da economia solidária: da experiênciada Agricultura Familiar aos empreendimentos solidáriosrurais e urbanos



Debatedores: Elvino Bohn Gass, deputado Estadual do PT/RS, Neneide Viana – da Coordenação Oeste deTrabalhadoras Rurais/RN, Rede Xique-Xique/RN e militante da Marcha Mundial de Mulheres.
Responsável pela Oficina: *Analine Specht – (51)92618136> * analine.ana@gmail.com*





Bento Gonçalves



22, 23 e 24 de janeiro I Forum Social da Serra e 1ª Feira Regional de Economia Solidária da Serra Gaúcha. A Feira será montada no dia 21, na rua ao lado da Casa das Artes, e seguirá funcionando nos dias 22, 23 e 24.




23 de janeiro, 13hs 30min estaremos participando de um painel, no Eixo Temático CIDADANIA E SEGURANÇA - OUTRO MODELO DE SEGURANÇA E ACESSO A DIREITOS É POSSÍVEL.QUE TIPO DE PAZ QUEREMOS ? a compenheira Claudia Prates, pela MMM-RS estará falando também sobre a Ação Internacional de 2010 da Marcha Mundial das Mulheres.

LOCAL: AUDITÓRIO DO CPERS - Av. Presidente Costa e Silva, s/no.


FSM 10 anos Grande Porto Alegre


25 de janeiro - 13h participaremos da Marcha de Abertura do FSM, onde levaremos nossos materiais que farão a crítica a este modelo que vivemos.

concentração na escadaria da Borges de Medeiros, no UTOPIA E LUTA, pois este é um espaço de resistência e transformação, resultado do processo do fórum, um prédio do centro abandonado e ocupado pelo MNLM na marcha do FSM de 2005, que foi revitalizado,virou uma comunidade autônoma, que regularizou o espaço, acessou política publica, reformou e está transformando as praticas (autogestão, com agricultura urbana no terraço, o quilombo das artes, etc...). Ali também será rota da marcha de abertura do FSM e onde podems dar visibilidade a nossas mensagens, mostrando articulação de temas e redes parceiras.

A marcha de abertura do FSM deve sair por volta das 17h30min do mercado, indo pela Borges de Medeiros, Aureliano Pinto de Figueiredo, Av. Eduardo Paiva e segue até a Usina do Gasômetro, onde haverá shows de Bataclã FC, Renato Borgetti, Revolução RS, Marieti Fialho, Tonho Crocco, Banda Gog, Teatro Mágico, Papas da Língua e Marcelo D2.


Veja e programação completa da abertura do FSM10 em: http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=1438

26 de janeiro - Seminário Dez anos depois: Desafios e propostas para um outro mundo - Conjuntura Mundial -> A Conjuntura Política Hoje

onde a companheira Nalu Farias, da coordenação da MMM estará na mesa.

Local: Cais do Porto - Armazém 6



27 de janeiro - 15h Plenária da Marcha Mundial de Mulheres, na cidade de Gravataí. Entre as presenças já confirmadas, a representante da coordenação nacional da MMM, Nalu Farias, e do Comitê Internacional da Marcha (África do Sul), Wilhelmina Trout. Também estarão participando companheiras de todo o estado e fora dele além de 4 companheiras de Moçambique que virão para compor todas as agendas da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil.
A plenária será realizada na Câmara de Vereadores de Gravataí, a partir das 14 horas, e visa a organização da III Ação Internacional da MMM, chamada Ação 2010. Às 18 horas as participantes da plenária saem em marcha pela cidade. O roteiro será: saída da Câmara em direção a praça do quiosque e desce até o Parcão. Lá teremos atividades culturais e um ato de encerramento da marcha. Ao final será lido um documento final das mulheres que será entregue na Assembléia dos Movimentos Sociais.

##Lançamento do abaixo assinado pela ratificação da Convenção 156 da OIT##


Teremos ônibus saindo de Porto Alegre ao lado da Câmara de Vereadores (contato Naiara fone 9972.0886), Canoas - ao lado da praça do avião (contato Milene - fone: 8443.6216) e do AIJ(contatos Gerusa (51) 8425.1542 ou Cheron (51) 8460.1055)



27 de janeiro - FESTA FEMINISTA ! Local: Cia de Artes Bistrô, rua dos Andradas, 1780 a partir das 22horas - convites a R$ 12,00.

28 de janeiro - Forum Social Mulher - 14h -> "A participação das Mulheres nos Espaços de Poder, nos Movimentos Sociais, no Legislativo, Executivo e Judiciário" - Local: Auditório da antiga sede da Unisinos.



29 de janeiro -9h Assembléia dos Moviemtnos Sociais no Dante Barone (Assembléia Legislativa) e Marcha de encerramento do FSM 2010.


29 de janeiro - ATIVIDADES AUTÔNOMAS DURANTE O FSM


VENHA DEBATER SOBRE QUE OUTRO MUNDO SE CONSTRÓI NA CIDADE

Das 9:00 às 12:00 – Roda de debates: Visibilizando e fortalecendo a conexão entre as iniciativas de resistência e Reforma Urbana no caminho da transformação na cidade
No espaço CaSaNAT, futura sede dos Amigos da Terra, na Cidade Baixa (Rua Olavo Bilac, 192)
Com Amigos da Terra, IAB, Colégio de Arquiteots da Turquia / Fórum Social de Arquitetura, Utopia e Luta, CasaTierra, Quilombo do Sopapo, Abrace o Guayba, Cooperativa GiraSol, Marcha Mundial das Mulheres, Chocolatão, FASE/Movimento Nacional pela Reforma Urbana.

Das 19:00 às 22:00 – Assembléia Popular: Outra Campanha, na busca por caminhos alternativos ao delírio desenvolvimentista e à reprodução do capitalismo
Na Escadaria da Borges em frente ao espaço Utopia e Luta, no Centro (entre a Duque de Caxias e a Jerônimo Coelho)



ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE - AIJ


As jovens feministas estão organizando várias atividades dentro do AIJ, dentre elas uma sobre mercantilização e sexualidade, mulheres e Revolução e mulheres e trabalho.

As feministas da Marcha estarão fazendo uma oficina para mobilizar para a Plenária da Marcha e para a Ação Internacional de março de 2010.


Atenção:

26 de janeiro (AIJ) Oficina" A Marcha Mundial das Mulheres e a Ação 2010" ao final, ensaio da batuca da MMM

11:30 h - no espaço ELA (Espaço Livre e Avaliação)



27 de janeiro (AIJ)

13:30h - saída do ônibus para a Plenária da MMM em Gravataí.





A BATUCADA FEMINISTA


Nossa batucada estará presentes em todas as Marchas (na abertura, no AIJ, em Gravataí e no encerramento). A concentração para a marcha de abertura do dia 25, será no Utopia e Luta - escadaria da Borges - com ensaio de ritmos.



BANCA DA MMM



Teremos uma banca em Santa Maria, durante a feira em Porto Alegre (na Usina do Gasômetro) e em Gravataí, no Parcão. Nos procure, teremos muitas novidades de materiais, além de lindas camisetas, canecas, chaveiros, colares, bolsas e várias novidades. Vamos levar nosso brechó também para continuarmos na nossa campanha de arrecadação financeira.

Siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário